O Dinafon

Ubiratã Kickhöfel Alves

Professor do PPG em Letras da UFRGS

Áreas de pesquisa

Aquisição Fonológica de Segunda Língua

Colaboração com o Dinafon

Tenho interesse em estudos que versam sobre a aquisição do inglês por aprendizes brasileiros, a partir de modelos formais de gramática tais como a Teoria da Otimidade e a Gramática Harmônica. Os estudos que tenho desenvolvido no Grupo Dinafon visam a discutir a aquisição de um sistema gestural de segunda língua a partir de um modelo formal de gramática. A abordagem proposta possibilita uma reflexão acerca de como se dá o processo de aquisição gestural da L2, além de propiciar a discussão a respeito da formalização do gesto como unidade basilar de análise.

Perfil

Sou Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre. Concluí meu Doutorado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2008. Trabalho como professor de língua inglesa há mais de 12 anos, tendo orientado dissertações de mestrado nas áreas de Teoria Fonológica, Aquisição Fonológica de L2 e Ensino de Pronúncia da L2. Tenho especial interesse na área de Aquisição Fonológica de Segunda Língua, sobretudo no que diz respeito à aquisição do inglês por brasileiros.

Dinafon significa Dinâmica Fonica, ou seja, a dinâmica da fala, e expressa os interesses de pesquisa de um grupo de fonologistas/foneticistas dirigido por Eleonora Albano.
LAFAPEIELUnicamp

e-mail  albano@unicamp.br
telefone  +55 19 3521-1532
endereço
LAFAPE, IEL/UNICAMP
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571
Cidade Universitária
Campinas/SP – Brazil
CEP 13.083–859


Layout e programação por Preface Design