O Dinafon

Luciana Lessa Rodrigues

Doutoranda em Lingüística no IEL/UNICAMP.

Áreas de pesquisa

Aquisição Fonológica, Fonética e Fonologia, Fonética Acústica, Aquisição de Linguagem

Colaboração com o Dinafon

Minhas áreas de pesquisa são aquisição fônica, em especial, de crianças com os chamados desvios fonológicos. Durante o mestrado, busquei detalhar o percurso da aquisição de sons róticos por parte dessas crianças, com o apoio da análise acústica, que possibilitou, principalmente, detectar contrastes encobertos nas produções de fala dos sujeitos do estudo, ou seja, distinções em andamento na fala desses sujeitos ainda não perceptíveis via outiva. No doutorado, busco investigar possíveis relações fônicas entre os processos de aquisição da fala e da escrita, partindo da hipótese de que, sendo ambos os processos complexos e heterogêneos, seu entrecruzamento não parte de uma relação de biunivocidade.

Perfil

Fonoaudióloga, formada em 2002 pela Unesp, Campus de Marília/SP. Mestrado em Linguística no IEL/UNICAMP concluído em 2007, na área de Fonética e Fonologia e, atualmente, doutoranda em Lingüística na mesma instituição.

Dinafon significa Dinâmica Fonica, ou seja, a dinâmica da fala, e expressa os interesses de pesquisa de um grupo de fonologistas/foneticistas dirigido por Eleonora Albano.
LAFAPEIELUnicamp

e-mail  albano@unicamp.br
telefone  +55 19 3521-1532
endereço
LAFAPE, IEL/UNICAMP
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571
Cidade Universitária
Campinas/SP – Brazil
CEP 13.083–859


Layout e programação por Preface Design