O Dinafon

Ana Paula Roza

preencher

Áreas de pesquisa

Linguagem, mente e cérebro

Colaboração com o Dinafon

Numa interface entre a Lingüística, a Fonoaudiologia e a Música, desenvolvo pesquisa que investiga as relações entre letra/música e os processos psicolingüísticos implicados na produção do canto e da fala na Música Popular Brasileira. Abordo processos lingüísticos, pragmáticos e discursivos que relacionam linguagem, cérebro, mente e cognição musical. Música e linguagem têm vários pontos de contato, podendo ser comparadas quanto à entoação, ao ritmo, e às características fonético-acústicas. O canto popular tem, em geral, uma tessitura menor. Muitos compositores e interpretes defendem que essa característica aproxima ainda mais o canto da fala.

Perfil

Possuo graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e aprimoramento/especialização em Psicologia do Desenvolvimento na Universidade Estadual de Campinas (2010). Tenho experiência nas fronteiras entre Lingüística, Fonoaudiologia e Música, com ênfase em fonética experimental, voz profissional e aquisição de linguagem.

Dinafon significa Dinâmica Fonica, ou seja, a dinâmica da fala, e expressa os interesses de pesquisa de um grupo de fonologistas/foneticistas dirigido por Eleonora Albano.
LAFAPEIELUnicamp

e-mail  albano@unicamp.br
telefone  +55 19 3521-1532
endereço
LAFAPE, IEL/UNICAMP
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571
Cidade Universitária
Campinas/SP – Brazil
CEP 13.083–859


Layout e programação por Preface Design