O Dinafon

Beatriz Raposo de Medeiros

Professora doutora na FFLCH da USP

Áreas de pesquisa

Fonética e Cognição Musical

Colaboração com o Dinafon

Tendo gestado e levado a cabo meu doutorado sobre fala e canto no Lafape e sob a orientação de Eleonora Albano, minha reflexão lingüística tem sido permeada (e permeável), desde então, pelo/ao pensamento sobre os movimentos, as ações e suas porções cognitivas. Por um lado, busco compreender cada vez melhor os gestos fônicos da fala e da fala cantada e por outro propor um gesto musical. A despeito de parecer totalmente "descorporificado", um tal gesto pode ser compreendido simplesmente como a voz produzida na laringe, articulador que deve ter tornado possível a evolução musical, por ser instrumento de diferentes alturas.

Perfil

Na USP, atuo nos departamentos de Linguística e Línguas Clássicas e Vernáculas. Em minhas aulas de Fonética e Fonologia os alunos estão sempre diante do desafio que é ir para além da dicotomia língua e fala. Quer em sala de aula, quer na pesquisa, pensar uma gramática fônica requer formação linguística sólida e ampla, em diálogo com a Cognição, entre outras áreas do saber.

Contatos

55.11.30914580

Dinafon significa Dinâmica Fonica, ou seja, a dinâmica da fala, e expressa os interesses de pesquisa de um grupo de fonologistas/foneticistas dirigido por Eleonora Albano.
LAFAPEIELUnicamp

e-mail  albano@unicamp.br
telefone  +55 19 3521-1532
endereço
LAFAPE, IEL/UNICAMP
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571
Cidade Universitária
Campinas/SP – Brazil
CEP 13.083–859


Layout e programação por Preface Design