O Dinafon

Márcia Cristina Zimmer

preencher

Áreas de pesquisa

Psicolinguística, Fonética e Fonologia

Colaboração com o Dinafon

Minhas áreas de pesquisa são conexionismo e produção oral em língua estrangeira (L2/L3), com ênfase na interação entre memória implícita e explícita e processamento de aspectos fonético-fonológicos do input sob uma perspectiva dinâmica. A colaboração com o Dinafon se dá por meio da abordagem psicolingüística, principalmente em experimentos de produção oral relacionados a mecanismos de memória e função executiva, na área da produção de fala em L2. Atualmente estou iniciando um mergulho em questões relacionadas ao ritmo e à prosódia – de uma perspectiva dinâmica, em termos de osciladores acoplados – para melhor abordar a questão do sotaque na produção oral em língua estrangeira.

Perfil

Sou professora Adjunta da UCPel, onde leciono, no Programa de Pós-Graduação em Letras, as disciplinas de Linguagem e Cognição e Tópicos em Aquisição em L2. Sou Mestra e Doutora em Lingüística Aplicada pela PUCRS, e fiz doutorado sanduíche no Depto de Psicologia Cognitiva da Carnegie Mellon University, trabalhando no grupo PDP (Parallel Distributed Processing).

Dinafon significa Dinâmica Fonica, ou seja, a dinâmica da fala, e expressa os interesses de pesquisa de um grupo de fonologistas/foneticistas dirigido por Eleonora Albano.
LAFAPEIELUnicamp

e-mail  albano@unicamp.br
telefone  +55 19 3521-1532
endereço
LAFAPE, IEL/UNICAMP
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571
Cidade Universitária
Campinas/SP – Brazil
CEP 13.083–859


Layout e programação por Preface Design