O Dinafon

Eleonora Cavalcante Albano

Professor, Linguistics Department, IEL-UNicamp

Áreas de pesquisa

Fonética e Fonologia, Aquisição da Linguagem, Mudança Fônica

Colaboração com o Dinafon

Meu trabalho baseia-se em teorias dinâmicas da fala e da linguagem e pragmática filosófica. Meu ensino e pesquisa procuram integrar a fala à cognição em geral, numa visão dinâmica do corpo, da mente e da sociabilidade. Sou a fundadora e coordenadora do grupo, que tem sido apoiado pelo CNPq desde 1991.

Perfil

Para mim, a Fonética e a Fonologia são janelas para a mente humana. Minha visão do signans e da sua aquisição inspira-se nos grandes clássicos da Lingüística e da Psicologia. Com a Teoria da Ação e a Fonologia Articulatória, vejo a fala como um processo físico e cognitivo auto-organizado, enraizado na gestualidade e na interação social. O estudo dos gestos articulatórios me conduziu ao laboratório natural que são a variação e a mudança fônicas. Minha pesquisa tenta integrar tais questões à da aquisição da fonologia através da estatística de corpus e da análise instrumental do detalhe fonético.

Contatos

albano@unicamp.br
(19) 35211532

Na internet

Dinafon significa Dinâmica Fonica, ou seja, a dinâmica da fala, e expressa os interesses de pesquisa de um grupo de fonologistas/foneticistas dirigido por Eleonora Albano.
LAFAPEIELUnicamp

e-mail  albano@unicamp.br
telefone  +55 19 3521-1532
endereço
LAFAPE, IEL/UNICAMP
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571
Cidade Universitária
Campinas/SP – Brazil
CEP 13.083–859


Layout e programação por Preface Design